Panta o campeão brasileiro de boxe



Naquele dia a escola Deusolina Salles Farias parou para receber o seu campeão ilustre, tratava-se de José Ribamar ou simplesmente Panta (Cabeção) nascido em 21 /07 /1969, isso mesmo, campeão brasileiro de boxe.

Filho de um policial militar (Panta leão Arcelino da Silva); que faleceu e não pode ver o feito do filho e, dona Maria Dulcirene de Assis Brazão - uma domestica que dava a ele, todo suporte para desempenhar o desejo de ser campeão.


Nos anos noventa (90) quem brilhava era o Mike Tyson, engana-se quem acha que esse era a sua maior referencia, sua maior referencia era o José Adílson Rodrigues dos Santos (Aracaju 12 de junho de 1958, mais conhecido como Maguila) que venceu fora de sua terra como campeão dos pesos pesados. Panta o tinha como referência de perseverança e determinação, dividia seus treinos na academia Serapio, entre os estudos e atividades esportiva da escola; agora imagine só: naquele tempo sem apoio algum, tratando-se de uma modalidade que poucos ligavam, mesmo tendo grandes referencias, Panta não abria mão dos seus sonhos, sua musculatura crescendo junto com o seu desempenho.

No Amapá chegou um tempo que não tinha quem o derrotasse, queria ir para os grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, suas condições e falta de patrocínio não contribuiu que ele decolasse, dessa forma ele conseguiu o que nenhuma outra pessoa tinha conseguido; ele foi campeão brasileiro de boxe, mesmo diante de toda adversidade.

Era de noite, lembro como se fosse hoje, as turmas da escola prepararam uma festa, e ele fez questão de agradecer pela homenagem, entrou na escola e logo ouviu o tema do filme Rocky Balboa, seus amigos fizeram ele chegar vestido a caráter, quando ele passava nos corredores os aplausos e gritos, muitos como eu choraram, era a primeira vez que víamos um legitimo campeão.

Não houve aula nesse dia, foi só festa para ele. Com o microfone na mão não tinha palavras pela homenagem, descreveu como foram suas lutas e o que fez para trazer esse título para o Território Federal do Amapá. Segundo ele, foi um grupo de boxes que treinavam juntos e que por um convite para participar do torneio, chegaram só para marcar presença e conhecer, acontece que era ali a sua oportunidade de mostrar que ele era o “cara” e foi mesmo, venceu as suas lutas e se tornou reconhecido nacionalmente como a revelação do norte.

Talvez pela modalidade em crescimento no Amapá, esse fato ficou esquecido na história, faço esse registro pois eu estava lá, acompanhei esse momento que hoje faço o registro na história do grande campeão José Ribamar, que aos seus 48 anos recebe essa homenagem de alforria Amapá. Panta o grande campeão.


PALAVRAS-CHAVE: esportes boxe, campeão brasileiro, José Ribamar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA