PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA QUILOMBOLAS NO SEMESTRE 2022.1

Povo quilombola do Estado do Amapá em festa.

Nessa quinta-feira 3 de fevereiro a notícia foi muito festejada pelas redes sociais por Nubia Quilombola e Jane Selma. Esse é o fato realmente libertador, parabéns aos envolvidos, que teve a frente a CONAQ/AP que enalteço as pessoas de Nubia Quilombola e Jane Selma, uma proposta desde 2019, que através de emenda parlamentar da deputada Leda Sadala e pela articulação junto a UNIFAP vira realidade; como digo ato de liberdade. Processo seletivo Especial para Quilombolas no semestre 2021.1. Em anos de movimento negro, convivendo com a esperteza da afro-conveniência, poucos tiveram esse privilegio, primeiro por serem provedores de casa e presos a ideia de que negro tinha nascido para servir. Poucos dos que conseguiam se desgarravam de seu grupo para nunca mais.

Esse processo para quilombola nativos é muito importante, pois, terão a oportunidade de desenvolvimento pessoal e ajudar aos outros seguirem no mesmo caminho. O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Amapá (PROGRAD/UNIFAP), com base no que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88), em seus artigos n° 207 e 215 e; bem como a Lei n. 9.394/1996; a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Tradicionais em seus artigos 5º, 6º e 26; Decreto 6.040/2007, Lei 12.288/2010, em seus artigos de 13 a 16, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

O determinado na Lei n. 12.711/2012, que trata do ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências; a Resolução nº 08/2012 do Conselho Nacional de Educação que aborda sobre as diretrizes curriculares nacionais da educação escolar quilombola; a Resolução do Conselho Universitário (CONSU) n. 04/1997, que aprova o Projeto de Interiorização na Universidade Federal do Amapá.

E também a Resolução do CONSU n. 05/2022 que institui o Processo Seletivo Extraordinário (PSE) para ingresso nos cursos de graduação e pós-graduação do programa de interiorização da Universidade Federal do Amapá, torna pública a realização do Processo Seletivo Especial para Quilombolas (PSEQ/2022), destinado à seleção diferenciada de candidatos (as) quilombolas, conforme disposições contidas neste edital.

 

 

O Processo Seletivo Especial para Quilombolas 2022.1 (PSEQ/2022.1) ofertará 300 (trezentas) vagas nos cursos de Graduação das respectivas comunidades.

 

Torrão do Matapi   Pedagogia licenciatura 50

Carmo do Maruanum Pedagogia licenciatura 50

Igarapé do Lago Pedagogia licenciatura 50

Mazagão Velho letras português 50

Curiau letras português 50

Abacate da Pedreira ciências Biológica 50


 

Por João Ataíde o Viajante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA