ANTÔNIO DA SILVA MORAES O ARTISTA PLÁSTICO

Tonhão (foto João Ataide)


Eu já escrevi outras vezes e fiz vídeos sobre Antônio da Silva Moraes, popularmente conhecido como Tonhão no município de Amapá. Entre várias facetas ele ainda é vereador.
Neste sábado (4) de julho de 2020, encontrei o Tonhão numa igreja evangélica fazendo parte num mutirão de revitalização e me chamou atenção a pintura, sendo mais uma faceta de que o próprio Amapá precisa conhecer, entrar nessa mente privilegiada sobre tudo é um privilégio que faço questão de mostrar.


Quando falo em multi facetas ou mente privilegiada não é exagero meu: como marceneiro tem como destaque o acabamento de seus moveis, o duro é encontrar espaço na sua agenda para conseguir um móvel, quanto a pintura, tanto quanto as artes (pintura, entalhe, teatro, música, piadista) desenvolveu de forma “autodidata” em suas pinturas a expressão saltam da tela com facilidade de forma esplendorosa.

Para falar de Tonhão é necessário conhecer um pouco dele. Casado, pai de três filhos se fosse uma criança diria que é imperativo, o homem não sossega, acorda cedo e se dirige para a sua marcenaria quando cansa, pega o barco e vai pescar ou apanhar bacaba, garantindo assim o alimento de cada dia. Dono de um coração imenso ajuda no que pode a quem vai em seu auxílio, vale destacar que a sua principal pauta na Câmara Municipal de Amapá e a cultura, englobando a arte geralmente para inserção social,uma forma de educação a juventude, cultura pelo conhecimento como ele diz.



Como vereador encontra-se no seu segundo mandato, sempre revindicando a pauta da cultura, pretende tentar novamente a vereança sem se esquecer de suas artes, cabe dizer que mesmo sendo “multi” ainda anda em seu carro chamado de Sanção que só ele para entender a funcionalidade do carro, tem horas que dá pisca para esquerda ou para a direita sem querer, funciona com meia chave porque quebrou. O Tonhão com toda essa genialidade não enriqueceu (locupletou) reside no mesmo endereço há pelo menos 40 anos, diz que sua melhor riqueza é a felicidade e ser honesto em todos os âmbitos. Quanto a pintura acabou na manhã do domingo (5).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA