EM AMAPÁ 27 CASOS POSITIVOS COVID-19 ESTÃO RECUPERADOS




Em Amapá os números dos covid-19 do dia (29) de maio apresenta um quadro de 165 suspeitos, 64 confirmados, 13 descartados e 27
Recuperados com um Óbito – 3. No fronte dessa guerra uma coisa tem me chamado atenção. O fato das recuperações apenas com a medicação e isolamento social, ainda que eu acredite numa outra forma de isolamento. Os casos passam por fases complicadas de abalos emocionais com alguns casos com comprometimento dos pulmões em quase 70%. O diagnósticos do Ministério da Saúde relata : A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas. Sintomas mais comuns: febre, tosse seca, cansaço. Sintomas menos comuns: dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.
Sintomas graves: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou o movimento. Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais. Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa. Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.
Tenho acompanhado alguns casos, em que não divulgarei os nomes, mais para a maioria a dor do isolamento e distanciamento social é algo doloroso, pois tendo de conviver com a enfermidade muitos sofrem discriminações, tendo de se recuperar no isolamento, mas imagine quando numa casa não exitem tantos cômodos para toda uma família?. O mais difícil na recuperação é a falta de solidariedade das pessoas. Pensando nisso na manhã desta quinta-feira (21) a Prefeitura Municipal de Amapá, por meio da secretaria de Saúde (Municipal) deu início ao trabalho de monitoramento e acompanhamento específico de pacientes diagnosticados com a COVID 19 assim como os casos suspeitos. O trabalho é realizado por uma equipe composta de 1 (um) enfermeiro, 1(um) técnico e o motorista. Com o objetivo de acompanhar a evolução clínica dos sinais e sintomas, o cumprimento da quarentena, as medidas de prevenção individual e coletiva, realização do tratamento correto, acompanhamento dos contatos. Ações de grande importância que visa detecção precoce de agravamento para que seja tomada medidas rápidas, caso venha ser necessário e principalmente propagação da doença, levando mais segurança para população. No entanto o isolamento contando com a visita da equipe.

Nesse momento cabe um destaque que defendo muito, trata-se de um isolamento coletivo, um lugar preparado como numa escola em que os casos suspeitos e em tratamento recebam a medicação e permaneçam, pois entendo que se o vírus é invisível e a dificuldade é exatamente essa em não saber onde estão, nesse lugar o monitoramento seria constante, tomando todas as medidas de higienização e doses correta da medicação que tem dado certo em Amapá. Dessa forma, os sadios permaneceriam em suas residencias e no local de concentração de todos a recuperação compartilhada e a concentração de recursos inclusive seria concentrada em ações efetivas, claro que não tenho uma comprovação cientifica, mas algo parecido tá sendo feito na Guiana Francesa e vem dando certo. Outra coisa que tem contribuído para óbitos é a demora dos resultados dos exames dos suspeitos, graças que em alguns casos nos primeiros sintomas as pessoas já recebe a medicação e são esses que se recuperaram e depois já tem de fazer outro exame para confirmar a negatividade.
A realidade de quem tem de conviver com a doença e com a ignorância, antes a pergunta que corria nas redes sociais era: fulano tá infectado, aos poucos essa fala se esvair e a pergunta agora é quem não foi infectado. A postura precisa ser mudada para o bem de todos. Vale a compreensão da notificação precoce salva tanto a vida de um quanto do outro. Quanto mais se esconder mais pessoas serão infectados e a tal curva nunca dobra. Então vejo isso como algo positivo os medicamentos são os básicos da rede: Azitromicina 500mg por 5 dias, Ivermectina 6mg por 4 dias, AS 100mg 1x por dia por 10 dias, Nimesulida 100mg 1 cada 12 hs por 5 dias.

#covid19aquinão     #coronairusaquinao   #oviajante  #freedrone     #institutochap          #casosrecuperados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA