A VENDEDORA DE EMPADA DE AMAPÁ



foto joão Ataíde

já estou morando em Amapá,  desde setembro de 2018, sou um contador de história e não ando atrás dela, ela as vezes vem até mim, mesmo que seja para me oferecer uma empada por 2 reais e se for para facilitar o meu troco eu tenho de um 1 real. Toda tarde eu via passar, com um largo sorriso no rosto com um isopor na garupa escrito – empada 2 reais, é visível a jovialidade dela, claro que notei, nunca tinha ficado tão perto até ontem quando cheguei a ela e fiz essa entrevista, acredito muito que alguém com capacidade de ver nela uma iniciativa de incentivo a outras jovens da idade dela possam se espelhar, alias, eu tenho uma filha de 22 anos que tem me surpreendido como empreendedora, dessa eu falo outra hora. 


Thayane Santos dos Santos, 18anos, moradora de município de Amapá, é uma afro empreendedora, que todas as tardes pedala por toda a cidade vendendo empada feitas pela irmã. Tira 50 reais de material e divide o lucro.


Vende em média,50, empadas de 2 e 1 real cada. Por semana tira até 100 reais livres. Por volta das 6hs da tarde é feita a divisão. Com o dinheiro conseguido ela faz a dispensa de casa. Trabalha dessa forma para sustentar o filho de 1 ano e 5 meses, casada, acabou ensino médio há algum tempo e pensa em cursar o ensino superior, quer ser dentista (odontologia), como toda jovem tem sonhos: “ter minha casa, ter uma família, Nunca saí de Amapá, ter filho cedo atrapalhou um pouco, mas, sou marreteira por natureza, O que vier pra mim eu vendo e assim eu vou vivendo", FALOU-ME COM entusiasmo de quem nasceu para vencer, que como toda mulher, sobre tudo negra anda de cabeça erguida livre de preconceito dizendo eu sou feliz.


Essa historia merece ser compartilhada.
#afroempreendedor
#mulhernegra
#juventudenegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA