SENSAÇÃO AMAPAENSE O FENÔMENO DA QUADRA JUNINA NO AMAPÁ !!!



“Da beleza, da simplicidade e da harmonia que nasce um diálogo entorno da criação de um grupo junino que superou todos os desafios da barreira do tempo: SENSAÇÃO AMAPAENSE” — de frente CLEBERSON VIANA que chegou ao município como membro da Estrela da Juventude, e os representantes dissidentes em reuniões a partir da junção de nomes CORAÇÃO AMAPAENSE E SENSAÇÃO JUNINA, nasce SENSAÇÃO AMAPAENSE, em janeiro de 2001, mas era preciso criar um grupo forte e competitivo para representar o município em igualdade das adversarias, uma das primeiras providencias a ser verificada foi a questão da idade dos brincantes, pois a Coração Amapaense, tinha na sua maioria crianças, o que traria ao novo grupo uma preocupação; caso tivesse de se deslocar a outros municípios, dessa forma, após os ajustes aconteceu da fusão dos nomes  como  em comum acordo ficou: SENSAÇÃO AMAPAENSE. Hoje o fenômeno da quadra junina. E se lança aos olhares da cena junina do estado, tendo na presidência as senhoras MARIA EUGENIA E SANDRA ABREU, ano em que o município completava 100 anos, confessa CLEBERSON “ nesse ano o município de Amapá conheceu o maior movimento cívico cultural que já houve”, cutuca. A quadrilha apresentou o tema: “CENTENÁRIO DO MUNICÍPIO DE AMAPÁ”, disputou o intermunicipal chegando na final em Macapá  desbancando gente grande como: Calçoene, Tartarugalzinho e em Macapá ficou entre as dez (10) maiores do estado, no 8º lugar. As dificuldades são enormes, mas a superação é algo que faz parte e nos serve para supera-las. Nesse ano, houve acidente com a Sandra Abreu, ela se afastou assumindo MARIA EUGENIA. Assim, chega o ano de 2002, “ESTAÇÕES DO ANO”, novamente no intermunicipal deixa as adversárias e vai para a final em Macapá ficando em 6º lugar, mesmo tendo a questão financeira como inimigo.

“Esse momento é oportuno para falar de um personagem de fundamental importância nessa história, CLEBERSON VIANA, sócio fundador e um dos principais incentivador da existência desse grupo junino, um jovem, capaz de protagonizar a liderança com perfeiçã, passou por vários grupos em Macapá, de onde é natural, e só para certificar: Simpatia da juventude, Pequena Dama, Revelação, Cuca Legal, Explode Coração, por questões pessoas se afastou, o que para ele foi um momento difícil. "Eu acompanhei, assistir as apresentações, colaborei no que pude, sempre nos bastidores, meu coração apertou, pois sou sócio fundador”, um momento para ser esquecido. No ano de 2004 com o tema “500 anos de Brasil” a quadrilha retorna com mais garra e com o retorno de Cleberson, agora surge as chaves, já concorrendo por outra liga passou pelas semifinais e na final não foram muito bem, “a viagem de Amapá para Macapá foi de caminhão, os brincantes cansados, sem apoio, foi triste, mudança de liga perdemos para nós mesmo”. ressaltou Viana.

Seguindo a linha de tempo, em 2005, “MONTEIRO LOBATO VIDA E OBRA”, passou a conhecer o funcionamento da nova liga, chaga o ano de 2006 tema “DÁ ORIGEM A EVOLUÇÃO DA QUADRA JUNINA” ficou entre as melhores de Macapá, 2008 “MARAVILHAS DO BRASIL”, polo junino em Porto Grande liga FEFAP, vice campeã do polo “perdemos para nós mesmos, por falha nossa, estouramos no tempo”, concorreram contra: Pedra Branca, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, a final na expor feira e ficamos na semifinal, aonde se classificavam 20 e passavam para a final as 10 melhores, ficamos por 1 decimo atrás da 10º colocada, como registro e agradecimento, surge a figura fundamental do prefeito Peba “ele nos deu toda a estrutura: transporte, alojamento e alimentação, ele nos colocou dentro de sua residência em Macapá, faço os meus agradecimento a ele, pois foi um apoio incondicional” ressalta. 
  
Em 2009, todas as falhas foram corrigidas, o tema “A CRIAÇÃO DO MUNDO EM 7 DIAS” no polo FEFAP que aconteceu em Tartarugalzinho a quadrilha foi campeã do já denominado polo norte com Calçoene, Oiapoque, indo para Macapá ficou em 5º lugar, novamente o apoio do prefeito Peba é fundamental. Em 2010 novamente campeã do polo chegando em Macapá na final aconteceram muitos problemas pessoais, problemas de alojamento falta de compromisso dos brincantes, isso magoou muito Cleberson que pediu afastamento do grupo, ele em 2011, foi trabalhar em Laranjal do Jarí no Sorriso Cristalino, ano difícil para a quadrilha caíram para o terceiro lugar (3º). Como fundador do grupo, “mesmo estando em outra eu tinha que dar o apoio”. De 2011 a 2016 a quadrilha não participou da quadra junina. Chegando em 2017, acontece o retorno do sócio fundador Cleberson Viana, já chega dando ânimos, é também o retorno ao polo FEFAP, “uma questão de honra, pois o polo foi realizado no município de Amapá, na base do contra tudo e contra todos, saímos pra rua para na base do junta aqui e ali, chegamos com a nossa força, quem é meu amigo caminha comigo, uma quadrilha feito por amigos, assim defino esse ano, fomos campeões e no momento de receber o troféu das mãos do prefeito – para mim é uma honra está recebendo esse troféu de suas mãos, já agradece pela ajuda e incentivo ao grupo – nesse ano fomos campões em cima da nossa maior rival”. A ASSOCIAÇÃO CULTURAL SENSAÇÃO AMAPAENSE. Em 2017 apresentou o tema “PETER PAN, “o menino da terra do nunca” chegando na final em Macapá, houve uma briga generalizada em que disseram que brincantes da quadrilha estavam envolvidos, a quadrilha foi punida ficando fora do ano de 2018.

Ufa!!! Chega 2019, enfrentando os mesmos problemas de sempre, a falta de apoio financeiro fez a sensação promover várias atividades: bingos, rifas, porta a porta,  para arrecadar recurso para chegar bem nas apresentações, o tema “REINO PERDIDO DE ATLÂNTIDA QUANDO ERA UMA CIDADE SUBMERSA REIS DOS MARES SERES AQUÁTICOS”, uma excursão fascinante protagonizada pela considerada fenômeno da quadra junina, orçada em 15 mil reais, composta por 20 casais a coreografia é dos conceituados: DIOGO MORAES, (atual tri campeão do estado) e ISAQUE SANTOS, o marcador é o renomado LUIZ GLEDSON (Tucupi) com passagem pelas grandes quadrilhas de Macapá, os estilistas são MARCIO RODRIGUES E CHALÉS MIRA (ambos com muitos trabalhos premiados na quadra), a misse caipira é a jovem VITÓRIA CARVALHO e o responsável para tomar conta dela o também jovem WESLEY PALHETA. O casal é uma escolha direta do presidente e normalmente recai naquele destaque no grupo.

Ao longo desse relato, falei muito de CLEBERSON VIANA, ele é hoje o presidente e sócio fundador da ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA E CULTURAL SENSAÇÃO AMAPAENSE, entre idas e vindas é moldura, mobilha da casa, adjetivos nenhum vai definir a figura de Cleberson que nesse ano marca a despedida definitiva da quadrilha, “são anos dedicados a quadra junina, já estou meio desmotivado, eu tenho outros projetos em minha vida, fica a minha contribuição, de coração partido, mas já são contado as horas”, nesse momento da entrevista, eu como viajante, vi os olhos se encherem de lagrimas, faltou-lhe o folego, um suspiro, um pensar...A história de 28 anos dedicados a arte da quadra junina se confunde com trajetória de vida de CLEBERSON VIANA ao qual eu parabenizo e tive o maior privilegio de entrevistar, que vale como registro, não trouxe nada anotado, ficou no bate pronto, tudo de memória, incluindo os nomes. 

Parabéns SENSAÇÃO AMAPAENSE, parabéns CLEBERSON VIANA que de forma digna de um líder agradece imensamente a todos que ajudaram na construção dessa grande -FAMÍLIA- que figura entre as maiores do estado do Amapá: as misses – de 2001 a 2004 – Lilian Carla (foi a melhor do estado), Roberta Caroline 2005 a 2007, Lana Carla, 2009 Tainar Silva, 2010 Suzana Moura, 2011 Wendy silva, 2017 retorno Lilian Carla em 2019 Vitoria Carvalho.
Estilistas – Diego Soares (foi estilistas por muitos anos), Pedro Gomes (trabalha para as escolas de samba em Macapá), Antônio Reinaldo e os atuais Marcio Rodrigues e Chalés Mira. Costureiras – Meire Moraes, Professora Ivanilde Lacerda, Silvana (2019). Presidentes – 2001 Maria Eugenia e Sandra Abreu, 2002 Lindalva Peixoto, 2004 professora Iva e hoje Vereadora, 2007 Jacimar Alves. Coordenadores: Sabrina, Professor Victor, Aline Assunção, Ericka Pantaleão, Claudionor, Anilsa, Nilsa, Professora Ogerlandia, D’eraldo Santana, Natan Oliveira, Pricila Vaz, Iane Moura, Cleberson Viana: Sandro Silva, Ernandes, e o Denílson Vilhena - Ele é um ícone no nosso grupo: “Pois tem orgulho de falar que é tri campeão e que também é um dos brincantes mais antigos daqui da nossa terrinha” Em especial agradeço a todos e de forma de gratidão ao ex prefeito Peba que proporcionou a esse grupo os melhores momentos de respeito e reconhecimento da verdadeira representante do município de Amapá (CLABERSON VIANA).

palavras chaves: quadra junina, sensação amapaense, Amapá, fenômeno da quadra junina 

#sensaçãoamapaense
#fenomenodaquadrajunina
Por João Ataíde,    

Comentários

  1. Meus cumprimentos a esse nobre colunista e parabens pela belíssima materia. Ja tive a oportunidade de lê alguns relatos e livros em minha vida. Mas sem bairrismo. Mas este foi maravilhoso. Pois conhecer a História dessas duas figuras dos folguedos juninos. Sensação Amapaense e Clebeson Viana. Me deixou con mais sagacidade. Alem de emocionado. De público agradeço o convite que muito me honrou para Marca e Defender o nome desse Fenômeno. O nome de Sensação ira ecoar nos quatro cantos desse rincam. Meu nome é Luiz Gleidson. E sou Marcado Sensação Amapaense 2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu digníssimo doutor Luiz Gleidson o qual tive a grata satisfação de trabalhar por um breve tempo na RDM, seus comentários só alimenta a minha disposição para escrever sobre essa gente que faz muito pela nossa cultura

      Excluir
  2. Lendo o relato do meu amigo Cleberson Viana no quadro o viajante, confesso a vcs que lagrimei, talvez as pessoas que chegaram hoje no nosso grupo, não sentiram o impacto que nós antigos sentimos, antigo que eu falo gente, falo das pessoas que começaram desde a data de fundação do grupo até hoje, eu comecei a dançar na Quadrilha junina CORAÇÃO AMAPAENSE nos anos de 97 e 98, em 99,fazendo parte da Comissão da quadrilha junina ESTRELA DA JUVENTUDE , em 2000 comecei a dançar na mesma, aí sim, em 2001 foi fundada a ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA E CULTURAL SENSAÇÃO AMAPAENSE, meu último ano dançando foi em 2005, por tanto agradeço de coração a todos que já fizeram parte dessa família e aos que estão fazendo história no momento, sempre falo uma coisa : Quadrilheiro junino não é apenas aquele que fala que dança o são João, e sim aquele que dança, que ama, que faz de tudo para dançar ,em alguns casos dão o sangue literalmente pra dançar o verdadeiro São João, São João não é pra quem quer e nem pra quem gosta, e sim pra quem ama de verdade e já nasce com o amor de ser quadrilheiro. Muito obrigado Cleberson Viana por ter me mostrado o quanto é gostoso viver essa emoção maravilhosa que é dançar o são João..

    ResponderExcluir
  3. Alexsandro Sensação, quem chega a se emocionar sou eu por esses relatos, tenho grata satisfação de ter escrito essa linda história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA