A ESCOLA PIMPOLHO CHEGA A MAIOR IDADE COMO REFERÊNCIA DO ENSINO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE AMAPÁ



Implantada no dia 07 de maio de 1998, a escola que tem como símbolo a figura de um palhaço; por despertar o sorriso das crianças, com as cores: amarelo e vermelho, chega a maior idade como uma das referências do ensino infantil no município de Amapá. Em 21 anos, a trajetória vem sendo escrita em etapas: no primeiro endereço situado na avenida FAB, no bairro Bom Jardim a instituição passou a assimilar sua função nesse universo da educação infantil. A primeira diretora SELMY BRITO DA COSTA, recebeu como missão escoltar a educação infantil, primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. No entanto o desafio foi o de encontrar um local adequado. O primeiro prédio havia apenas uma (1) sala, e duas turmas apenas, aos todas contando sessenta (60) crianças com instalações condizentes com a aspiração de todo um corpo técnico na escola.


O pimpolho mudou de endereço, permanecendo na mesma rua a escola Pimpolho, se transfere para o centro da cidade, ainda na avenida FAB, já com uma estrutura de dez (5) salas, com turmas que de acordo com a Lei da educação infantil que deve ser oferecida em creches para as crianças. O pré -  escolar Pimpolho inicia seu atendimento para crianças a partir dos 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5 anos. Diferente dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal. Desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica. Sendo assim, a escola chega a maior idade, 21 anos, com um total de 205 crianças tendo como diretora RUBENILDA DOS SANTOS OLIVEIRA, que sob uma feliz coincidência foi professora na escola inaugural em 1998, resume, “no transcorrer de 21 anos de educação à escola Pimpolho, passou por várias gestões, bem como vários profissionais que contribuíram para o seu desenvolvimento. Pessoas essas que deixaram a sua marca registrada na vida escolar dos inúmeros alunos presente nessa jornada. Ao longo desse tempo, venho sendo parte desse crescimento enquanto educadora, ver nossos primeiros alunos hoje cursando faculdade outros formados no ensino superior, nos deixa com sentimento de dever cumprido, saber que fizemos parte da caminhada e termos uma parcela de contribuição nessa conquista nos enche de alegria” frisou.


A escola conta no seu quadro funcional: diretora Rubenilda Dos Santos, secretária Elielma Regina Brito Silva, Pedagoga Danielle Lacerda de Lima. Aos todas são dez (5) professoras graduadas em nível superior com algumas com pós graduação na área de educação infantil, sem esquecer dos apoiadores de igual importância para o desenvolvimento do aprendizado, pois Segundo os Referenciais, conforme o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer. Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança e em 21 anos de sua existência a escola PIMPOLHO propôs e conseguiu a base de sustentação na educação infantil no município de Amapá.

“Para se chegar ao ensino superior tem de primeiro passar pelo ensino infantil, pois ele é a base” friso meu.
Por João Ataíde,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA