ANTÔNIO TAVARES CORDEIRO O TROTE “VELOCISTA” MEIA DIREITA DO VERA CRUZ ESPORTE CLUBE



“Muitos dessa geração não sabe do grande jogador de futebol que eu fui”. O desabafo é de Antônio Tavares Cordeiro, um jogador de futebol que entrou para a história como “TROTE”, apelido dado por Dilermano, pois era muito veloz e quando colocava a bola na frente ninguém pegava. Nasceu num tempo em que o futebol fazia os seus ídolos, mas não dava tanto dinheiro, hoje existe mais status e menos futebol a sua maior lembrança nos memoráveis jogos, foi a final do interdistrital 1894, contra a seleção de Calçoene no campo do Augusto Antunes em Santana “eu fiz o gol de pênalti no final do jogo. Essa é a minha maior lembrança, ainda me faz feliz em lembrar, o Amapá foi campeão”.

Trote tem muitas lembranças boas desse tempo, recorda-se das viagens junto com outros companheiros, “sempre fui muito homenageado e quando o pessoal da ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios S.A) quiseram me levar, se eu fosse dono de mim tinha ido, prometeram ao meu pai que dariam estudo, trabalho e como meu pai ANTONIO VICENTE CORDEIRO não me deixou ir, mesmo com todo os apelos dos dirigentes do Vera da época”. Desabafo. Trote jogou futebol em grande estilo pelo menos até os 20 anos de idade, passou pelos times de: Vera Cruz, Seleção de Amapá, São Pedro e Vila Nova, foi quando naturalmente o jogador foi dando espaço ao pescador pai de família, casado com MARIA DAS NEVES NASCIMENTO e pai de 6 filhos: Andreia Viegas dos Nascimento, Adriana Viegas dos Nascimentos, Ananda Nascimento Cordeiro, Urbelano Nascimento Cordeiro, Ênio Nascimento Cordeiro, Benedito Nascimento Cordeiro. 

Ele nasceu no dia 05 de janeiro de 1955, hoje aos 64 anos, rebusca pelo Amapá quando tinha a olaria, cinema “muitas coisas se acabaram, pois o município cresceu e quando podia ser diferente” ressaltou. Trote vive no rabo da osga. É incentivador do bloco carnavalesco “rabo da osga” uma paixão que agrega além da falia muitos amigos, aposentou-se como pescador profissional hoje amanhece todos os dias contemplando a natureza e o vai e vem dos barcos do bar as margens do rio Amapá, um lugar aconchegante de onde se admira a pororoca e as revoadas dos guarás que pintam o céu de vermelho.


“ANTÔNIO TAVARES CORDEIRO o TROTE, teve o seu fito reconhecido pela câmara municipal de Amapá em 2011, uma justa homenagem ao grande jogador meia direita veloz”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA