1º TENETENE A KENNETH LYNDSAY MOLYNEUX DAS FORÇA AÉREA AMERICANA SEPULTADO NO CEMITÉRIO DE SÃO JOSÉ EM AMAPÁ HÁ 76 ANOS



No município de Amapá, há muito do relicário de nossa história desconhecido por grande parte dos amapaenses, fatos como: A guerra entre Brasil-França pela área do contestado e um fato mais recente, que foi a passagem dos americanos com a construção de uma base aérea que serviu como base na Segunda Guerra Mundial (1942 a 1945).
Andando pela cidade, ainda podemos ver marcas desse tempo, que segundo a narrativa local a cidade vivia cheia de americanos entre os moradores que na maioria das vezes nem sabia o que estava acontecendo, “no cemitério de são José, tem sepultado um soldado vítima dessa guerra, o qual não se sabe muita coisa, pelo menos ele deveria ter um enterro digno algo que os lembra-se, pois fica parecendo que não valeu muito a luta dele” é a palavra de um jovem José Figueiredo de Souza, entusiasta na manutenção da história de Amapá.
Foi assim que descobrir da existência de uma sepultura de um soldado americano, talvez, tenha sido esquecido por parte dos seus compatriotas?, coisa que pretendo desvendar, por tanto, falarei em especial da base aérea: “A base aérea fica distante da vila cerca de 12 quilômetros seu acesso, se dava através do lago Axuá e posteriormente pelo rio amapazinho, serviu como auxilio aéreo aos nortes americanos, com os meios de iluminação englobando os projetos de luzes de balizamentos, energia suprida pela casa de força do próprio aeroporto, durante todo o período de guerra, os serviços de restaurantes e hospital funcionava vinte e quatro horas. Essa base foi construída para servir de suporte às operações e unidade táticas para ajudar e evitar de qualquer maneira a ameaça do inimigo contra todo o Continente Americano e com isso, impedir que os países do Eixo não atingisse os estados unidos via Guiana Holandesa (Suriname), sua construção se deram em meados dos anos de 1941, (do livro PASSAROS E MAQUINAS DO CÉU DO AMAPÁ DE CASSILDA BARRETO).
Contudo, foram envolvidas muitas pessoas nessa construção, segundo registros, mais de 6 mil pessoas se envolveu, tendo a supervisão direta dos americanos. Onde o inclusão com o costume local foi inevitável, o salto econômico da cidade e arredores foi grande, muitas foram as vidas ceifadas nessa guerra (1942 a 1945), depois de tantas mortes, em 8 de maio de 1945, foi conhecido como o dia da vitória sendo que só em 16 de novembro de 45, quando foi suspenso o Estado de guerra entre Brasil e o Japão, e uma das principais foi a de proteger a base aérea. Assim foi a passagem desses americanos, como muitos se integraram a vida local, assim, cheguei na última morada do soldado (  1º TENETENE O.O.A KENNETH LYNDSAY MOLYNEUX FALECIDO NO CUMPRIMENTO DO DEVER EM 28 – 2 – 1943), segundo a lapide, bem simples tem uma homenagem pela FAB (Força Aérea Brasileira), com os dizeres “ falecido no cumprimento do dever”, muito pouco para quem defendeu os interesses do seu país, como nos filmes americanos em que um contingente inteiro quase morre para fazer o resgate do seu soldado, isso não aconteceu com o Tenente KENNETH, pois, já se passam 76 anos, em que nenhuma vela é acesa na última morada desse soldado. Espero que essa matéria mexa com o patriotismo dos americanos e venha fazer o resgate do 1º TENETENE O.O.A KENNETH LYNDSAY MOLYNEUX.
palavras chaves: segunda guerra mundial, sepultura de soldado, base aérea de Amapá, base aérea America.
Por João Ataíde,
#resgatedosoldadokenneth

Comentários

  1. amigo boa noite . temos informações que esse aviador era da FAB e faleceu em acidente dia 2 de março de 43 . Seria dois ? vamos trocar informaçoes?

    ResponderExcluir
  2. Recentemente foi feita uma homenagem a tenente Kenneth no memorial da Força aérea Brasileira em Belém . Aguardamos contato

    ResponderExcluir
  3. ESTOU REUNINDO DOCUMENTOS PARA SOLICITAR AO COMANDO AÉREO EM BELÉM A EXUMAÇÃO DO RESTOS MORTAIS DO TEN KENNETH E TRANSLADO PARA A CRIPTA DOS AVIADORES DA FAB NO RJ. TEMOS FOTOS DELE EM 1940.
    SE PUDEREM ME DEEM MAIS DETALHES DA LOCALIZAÇAÕ .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA