O DIA QUE O TOSTE PERDEU PARA O PSIU



Psiu, um autêntico malandro. Daqueles que habituar-se na noite, que apronta e que não machuca ninguém. Assim foi o cidadão de pernas finas, dos olhos arregalados e, dono de uma voz que sem dúvida das mais belas.  Quando eu o vi pela primeira vez, ele me deu uma “botada” e por muito tempo eu acreditei. 

— Acontece que eu fui tomando conta das coisas e, depois eu só ria. Ele falou para mim, que trabalhava na rádio equatorial; de fato eu depois escutei que ele havia feito um estágio, mas que não conseguiu ficar, não sei por qual motivo;

        — sempre que o via eu falava: fala psiu! Eu passei a ter uma profunda admiração pelo homem. Ele bastante irrequieto não parava, quer dizer, só quando chegava alguém no bar desacompanhado e gentilmente trazia dois copos : um para o fregues e outro para ele. cara de pau.
ele trabalhava atendendo no do Tio Duca: um bar que fica na Eliezer Levir ao lado da rádio Equatorial, fui acompanhando um pouco da trajetória do negão. De palavra fácil que atraia só no papo eu mesmo sempre que podia ficava a conversar e não entendia porque sempre que me via me pedia dinheiro, o engraçado e que na minha volta não tinha nem sinal do negrinho perna fina e voz grave.
            Uma vez o vi passando, tudo no branco, sapato preto e eu perguntei
— fala psiu! Vai a onde?
— vou para a igreja! Fui tomando conta das coisas e descobrindo, o psiu tomava uma pinga amuada, na verdade ele vivia mentindo para mim o dinheiro era para uma das suas pingas diárias. Imagina vocês que o homem era capaz de aprontar de tudo e que nunca ninguém conseguia fazer mal a ele, logo no laguinho terra de negro bravo.

— o Psiu num dos ensaios da bateria do Piratas Estilizados tendo como mestre o Toste filho (falecido em fevereiro de 2019). Uma noite de ensaio e lá vem ele ficava no portão da Escola Azevedo Costa.
— hoje o Toste não vem e quem vai dar o ensaio sou eu, os mais desinformados como eu, chegava e ele e perguntava:
— como e o toque do tamborim?
— O mais incrível e que ele era muito cara de pau, fazia todo aquele “H”.  Der repente o Toste chegava e ficava por isso mesmo, o Toste então começa e de vez parava para acerta alguma coisa no meio, sempre que parava ouvia - se um apito.
— adivinha quem era! Justamente o “negão”. No primeiro momento o Toste não fez nada, segue ensaio o apito de novo.
— dessa vez atrapalhou e parou tudo, o Toste foi ao Psiu e disse: “Puta que pariu” psiu da um tempo, recomeça o ensaio e novamente o apito.
— o Toste ficou se perguntando, mas eu já tomei o apito do psiu, e deu aquela “cagada” o Toste foi novamente em cima do pretinho, quando o Toste chegou junto no psiu ele já foi entregando outro apito, o toste novamente p. psiu tu está querendo sacanear mesmo.
— não professor veja bem! Respondeu ele, logo depois repetiu.
— de movo quando o Toste foi chegando a ele, já vinha com o apito entregando e dessa vez o Toste disse.
— deixa-me ver uma coisa, o psiu estava cheio de apito no pescoço. Esse era o Psiu que quando morreu foram contados tantos causos ao seu respeito que ao invés de choro eram risos por todos os lados.

              Esse foi o grande psiu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA