TU JÁ ESTÁ FAZENDO PAPEL DE PRETO!



Todos os dias ouvimos demonstrações como essa. Ainda que saibamos que são para nos apreender e mostrar, pois, não nos querem por perto, não satisfaz terem criado um mundo onde pretos não entram? Ainda, nos eliminam todos os dias com palavras inábeis como: fazer papel de preto?

Mas, qual é esse papel que os racistas tanto se aludem? É necessário uma reflexão coletiva do povo preto para assim retrucar esse intento, eu não deixo barato, pergunto de imediato e na maioria das vezes o agressor não responde, pois ele sabe do crime cometido. Ele sabe.

Não importa qual negro você seja, do maior cátedra ao da ralé, quem foi o que ainda não escutou a tal frase ou uma piada envolvendo nossa etnia – quando não faz merda na entrada, faz na saída. A mídia mundial tem noticiado a saga de Michele Obama, ela teve o recorde de venda de livro em 15 dias, disse” sofri racismo na casa branca, e exercer o cargo de primeira dama me deixou algumas cicatrizes emocionais, sobretudo, por causa do racismo, ainda enfrenta, mesmo após a gestão de seu marido” (fonte o Globo). Saibam, nos Estados Unidos a “extração” de negros escravizados foi proibido em 1 de janeiro de 1808, e através de uma emenda à constituição pondo fim a escravidão em 1865, portanto 23 anos antes da abolição brasileira datada de (1888). Tanto lá quanto cá desse lado, mesmo com todos os direitos assegurados, nós negros escutamos todos os dias, simplesmente porque, não nos querem juntos transitando pelos lugares deixados pelos ancestrais deles. São as nossas chagas independente da geografia.

Muitos desses fatos e algoritmos são alimentados por negros e pretos entre nós, isso mesmo, incide quando nos prestamos aos brancos e ainda pisamos em nossos pretos. Os que conseguem se mascarar de branco, ignoram os seus semelhantes na hora de luta e, aceitam escutar termos depreciativos e não falam nada... “ainda riem como se não fossem pretos”. 

Mais o que  é coisa de preto mesmo?

Por João Ataíde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA