O “MOVIMENTO” DO MOVIMENTO NEGRO NO ESTADO DO AMAPÁ




Escrever sobre o movimento negro no Amapá, requer uma grande responsabilidade, tento, através desse blog nortear as pessoas que me tem como referência. “Digo apenas que me debruço em fatos e dados, afim de desmistificar esse movimento que nos movimenta”. Aproveito para agradecer, pois isso só me faz continuar a pesquisar e dividir com os leitores do alforriaamapá minhas indagações que ajuda na duvida de alguém.  

Primeiro minhas referências: sou licenciado em história, com pós graduação em história Indígena e Africana e, me serve como grande referência ter tido como professor na pós, Ivair Alves dos santos, que foi um dos idealizadores do movimento negro em São Paulo. Nos anos de 2011 a 2014 eu passei a trabalhar na seafro (secretaria extraordinária de políticas ao afro descendente), fui conselheiro de educação ocupando a cadeira quilombola e conselheiro municipal de promoção de igualdade racial. Em 2015, fui responsável pelo grupo do Amapá na conferência nacional de promoção de igualdade racial, onde fui escolhido através de voto, por uma articulação. Da saudosa Raimundinha Ramos a conduzir os trabalhos do grupo que tratou da cultura em âmbito nacional e como costumo dizer “me sinto quilombola pelo fato do umbigo de meu pai ter sido plantado nas terras do Criau”.

"Esse ano 2018, o Movimento Negro Unificado completou 40 anos de luta por justiça para o povo negro. O MNU, é uma organização pioneira na luta do povo negro no Brasil, fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de junho, e de certa forma, o movimento negro do Amapá se baseia em muito nos princípios do MNU".

Caros leitores, o movimento negro, pressiona, articula junto aos parlamentares, ele acelera o processo de implementação das políticas afirmativas; uma conquista garantida pela constituição de 1988. Dessa forma, cada seguimento trabalha de forma articulada com marco regulatórios como: a lei 10.639/03, o quilombola reivindica pelo processo de regularização das terras quilombola decreto 4887. Ressaltando que todas essas leis são estatutárias (lei 12.288, Estatuto de Igualdade Racial). E através de seus membros o movimento se institucionaliza. Quando membros desse movimento são eleitos conselheiros, seja da educação, saúde, segurança pública.  Dessa forma, ratifica a demanda dos seguimentos que compõe o movimento negro. É nessa hora que as demandas são unificadas e viram leis ou arranjos institucionais, assim, as políticas afirmativas implantadas no estado passa pelo “crivo” do movimento. Como exemplo a própria criação da seafro que trata especifica as demandas do movimento de forma integradas.  No movimento negro existe: hip hop, capoeira, marabaixo, religiosidade, quilombolas. Esses grupos compõe o movimento negro, onde cada um reivindica a sua parte (recorte), existe uma política específica para cada seguimento desse. “É dessa forma que o movimento negro se movimenta no estado do Amapá”

Palavras chaves: movimento negro, cultura negra, políticas afirmativas, Amapá,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA