O MAIS E A MAIS BELA NEGRA DO I ENCONTRO DAS COMUNIDADES TITULADAS DO ESTADO DO AMAPÁ NO CURIAÚ




Marlon Izaksom e Nathani Elem Ramos, os mais belos negros do I encontro dos quilombos titulados no Amapá
Dando continuidade ao I Encontro Cultural, Esportivo e social de Comunidades Quilombolas Tituladas do Estado do Amapá, tendo como título “curiaú a resistência de um povo”. A comunidade do criaú/curiau que sedia o evento, fica distante de Macapá 12 quilômetros escolheu na noite desse sábado (01) o mais belo e a mais bela negra das comunidades quilombolas tituladas. Um concurso modesto sem muito luxo que premiou  com 250 reais ao primeiro e 150 ao segundo lugar, no entanto, esse concurso tem um significado muito grande: Todos são representantes oriundos das comunidades, jovens que se integram aos outros jovens com o mesmo entusiasmo e sabem do valor de uma comunidade unida. Vale esse destaque.

Os dois negros escolhidos são da própria comunidade de curiaú de dentro, ele chama-se Marlon Izaksom, filho de Panta e Denise e a mais bela negra é Nathani Elem Ramos, filha de Iraci Oliveira e Vanessa. Ambos reinarão até o II encontro numa comunidade que será escolhida ao final do encontro.

A estratégia principal desse encontro é agregar pessoas com experiências para a reprodução de aprendizados, com trocas mutuas entre as outras pessoas das comunidades envolvidas, promovendo assim, um escambo de conhecimentos, afim de fortalece-las, tanto na cultura quanto nas efetivações das políticas públicas afirmativas. “O concurso é uma forma de valorização do negro na comunidade e, nos serve para o chamamento ao jovem para que esse tomem interesse pelas problemáticas das comunidades, não sendo só o desfile pelo desfile”, ressaltou Geovana Ramos, uma das coordenadoras do projeto. 

"Que fique o registro que no primeiro momento, esse projeto teve o incentivo governamental que por algum motivo os órgãos convidados se afastaram do processo".

Palavras chaves: Identidade negra, cultura, tradição, a mais bela negra, o mais belo negro, Amapá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA