DEPUTADA CRISTINA ALMEIDA –(PSB-AP), TEVE RECONHECIMENTO NACIONAL DURANTE 30 ENCONTRO DE MULHERES NEGRAS




O encontro desse ano aconteceu de 06 a 09 de dezembro em Goiânia, com o tema: “contra o racismo, a violência e pelo bem viver mulheres negras movem o Brasil”. Uma reflexão dessas três décadas de ativismo dessas mulheres negras notáveis. São muitas as referências, entre elas: Benedita da Silva, Conceição Evaristo (Escritora), e para muitos como eu, Ângela Yvone Davis, professora, filosofa, socialista estado-unidense que alcançou notoriedade mundial na década de 70, como integrante dos Panteras Negras, uma grande referência na luta pelos direitos humanos nos Estados Unidos.   


Para esse blog a deputada Cristina Almeida (PSB-AP), há muito tempo vem rompendo e quebrando tabus, ela é a única deputada negra no estado do Amapá a assumir a sua “identidade” e, se pauta diariamente dessa temática. Não só no parlamento como toda a sua vivencia de militância desde os seus 13 anos de idade, ela é uma das sócia fundadora do Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA). Com esse engajamento aprimorado ao longo dos anos, ela levou para a vida pública a luta diária do povo preto por políticas afirmativas. Foi a primeira mulher negra superintendente do INCRA a combater os grileiros e a dar início as tão sonhadas titulações das terras quilombolas. Hoje Cristina Almeida, vai para o seu terceiro mandato, dois quanto deputada e um como vereadora, sendo sempre a primeira a merecer esse destaque.

“Não tenho dúvida que hoje a deputada Cristina Almeida figura ao lado dessas mulheres notáveis e por esse reconhecimento nacional ter sido dado agora, com toda certeza o mundo todo já sabe que aqui no extremo norte do Brasil, tem uma deputada negra que luta pelos direitos afirmativos da população negra de forma articulada com o resto do mundo, parabéns deputada”. Blog Alforriaamapá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA