RACISMO É CRIME. REAJA À VIOLÊNCIA RACIAL, TODO APOIO A VALÉRIA LÚCIA DOS SANTOS



RIO DE JANEIRO (09) aconteceu uma reunião com a advogada Valéria Lúcia dos Santos, mulher negra algemada pelo Estado Racista. Participaram da reunião: Fátima Andréa - Coordenadora Estadual do MNU RJ, Valéria Neves - Coordenadora de Políticas para as Mulheres do MNU RJ e Marcelo Dias - Dirigente Nacional do MNU e membro da FEJUNN e da Comissão da Reparação da CAARJ.

Após as apresentações e introdução feita por Marcelo Dias, os dirigentes do MNU se solidarizaram e falaram do objetivo da reunião. A advogada Valéria Lúcia falou o seguinte: - Caiu a ficha - fui vítima de preconceito. - Eu não coloquei a questão racial inicialmente pra não ser acusada de vitimíssimo e mi mi mi, também foi para me preservar, pois sou da baixada fluminense e fiquei receosa de retaliação. – Eu gritei: Sou Negra, Sou Mulher pra não chorar na frente de meus algozes. - A partir do momento que resolvi abrir um escritório em defesa de nosso povo, em defesa do negro fui severamente atacada em minhas redes sociais.

 “Precisamos mais que Empoderamento, precisamos Resistir.
Ninguém me compra, Não estou a Venda” Valéria Lúcia dos Santos

O MNU reafirmou total apoio e solidariedade a advogada e reafirmando que não tem dúvida que o Estado Racista operou mais uma vez contra não só a advogada negra, a mulher negra, mas contra o conjunto da população negra do nosso país como sempre e que sim precisamos Resistir e Reagir à Violência Racial. Ficou decidido que será realizada no 26 de outubro - sexta feira - às 17h uma reunião com mulheres negras na CAARJ e as 18:30h reunião com o conjunto da militância negra.
CAARJ - Av Marechal Câmara 210, 6° andar.
Castelo - Centro - Rio de Janeiro.

Convidar o conjunto das entidades a assinarem conjuntamente esta convocatória.
MNU - Movimento Negro Unificado / CEN - Coletivo de Entidades Negras / APNs - Agentes Pastorais Negrxs / FEJUNN - Frente de Juristas Negras e Negros / QRC - Quilombo Raça e Classe / AMB - Articulação de Mulheres Brasileiras / Rede de Mulheres Negras / CEDINE- Conselho Estadual dos Direitos do Negro / CEAP - Centro de Articulações de Populações Marginalizadas / CENIERJ - Conselho Estadual do Negro do Interior / Rede das Pretas Região dos Lagos / Eco Afro Cabo Frio / FEMN - Fórum Estadual de Mulheres Negras.

Fonte: Marcelo dias Dirigente Nacional do MNU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA