ESMERALDINA DOS SANTOS, CHEGOU COMO VISITANTE E SAÍU ACADÊMICA DE PEDAGOGIA




Esmeraldina dos Santos 63 anos, filha de Francisca Antônia Ramos dos Santos (Tia Chiquinha), e de   Maximiliano dos santos, solteira e mãe de 2 filhos: Suelen Francisca dos santos Araújo e Samanda dos Santos.

Uma mulher de sabedoria admirável, já fez de tudo na vida e imagino o que não passou por ser negra. Uma sabedoria popular como dizemos, sempre acreditando na educação aos poucos consegue algo inimaginável. Ela é escritora de 3 livros publicados, mora na comunidade quilombola de curiaú, num espaço da família que todos chamam de maloca da tia Chiquinha e, onde a família de forma geral cultiva e respira cultura, desde as crianças aos velhos a manifestação do batuque e do marabaixo aflora, mas não exaltarei isso não, como disse no início, Esmeraldina, tida e havida como sabedoria popular, mas um fato engraçado aconteceu que vai mudar o modo dos pesquisadores a utilizarem como referência em suas pesquisas.

Esmeraldina foi convidada a participar de um seminário, onde acadêmicos de pedagogia fizeram uma homenagem por tudo que ela representa e fez, acontece que o dono da faculdade se encantou com a sua história de luta e sabe o que aconteceu?

-chegou como visitante e saiu a mais nova acadêmica de pedagogia do Amapá. Ganhou uma bolsa e aos 63 anos estar cheia de energia para daqui a pouco além de sabedoria popular, esmeraldina filha de Chiquinha ganhará o diploma que a credenciará de vez como uma intelectual e não mais como sabedoria popular.
Parabéns Esmeraldina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA