INAUGURAÇÃO DA LOJA ALIKA


fotos Mirla Furtado

Na tarde de quarta-feira (09/05), foi inaugurado um empreendimento temático oriundo de um segmento afrodescendente, mas voltado para todos os públicos consumidores. Trata-se da loja Alika, com a produção de peças de vestuário com motivos e detalhes da cultura e moda afro, tendo como matéria-prima tecidos africanos. O empreendimento tem à frente dos negócios as empreendedoras Lauriene e Waleska Almeida que há cerca de um ano iniciaram a venda desses produtos em diversos eventos até a comercialização se fixa nas dependências do Edifício Lourenço Almeida, na Avenida Cora de Carvalho, no centro comercial. 
foto Mirla Furtado

O termo Alika significa “o mais belo” ou “a mais bela”. Segundo Lauriene, “trata-se de um sonho de família que foi sendo alimentado e concretizado gradativamente no sentido da construção de um referencial com vistas a um público plural, mas sem perder a essência da negritude e da africanidade”. Depois de funcionar num espaço improvisado no próprio edifício Lourenço Almeida, a loja passa a ter um ponto definitivo, mas amplo, confortável em condições de atender com maior eficiência e praticidade o público da moda afro. Lauriene enfatiza a importância do apoio da família, nas pessoas de sua avó Luiza do Rosário (inspiração maior), sua mãe Maria Luiza (imn memorian) e as tias Maria das Dores, Goreth, Socorro e Cristina Almeida, parlamentar estadual dentre as diversas frentes atuante, destaca-se a luta pelos direitos das comunidades afrodescendentes, tem apoiado incondicionalmente o empreendimento. 
foto Mirla Furtado

Com sua articulação, as empreendedoras da Alika puderam realizar intercâmbio com a África e com a França, saindo do amadorismo para o profissionalismo e o empreendedorismo. Os tecidos chegam da África e depois de escolhidos os look, as costureiras reproduzem e constroem o produto final. A primeiro aparição do look da Alika ocorreu no dia 21 de novembro de 2017 por ocasião do Encontro dos Tambores, com o desfile pra negritude, depois de um desfile realizado no Shopping Macapá no dia três dias antes. Há três meses, o grupo conta com a consultoria empresarial da L.A., através da qual obtém reforço na parte visual, midiática e na essência do empreendedorismo, garantindo a qualidade do produto e nas demandas da produção, como a terceirização, quando necessário. 
foto Mirla Furtado
Contando com uma equipe composta por pessoas como a dançarina Mery Baracá e um grupo de costureiras que atuam o ateliê do grupo. Lauriene cita as palavras de sua mãe na condução dos negócios da Alika: “Deus nos dá todos os dias uma folha em branco para a gente escrever a nossa História”. E complementa: “E nós estamos negritando essa folha, com muito axé, fé, força, garra e determinação”. O horário de funcionamento será de Segunda a sábado, de. 08h00 às 18h00 e nos domingos e feriados serão definidos horários alternativos para o atendimento de todos os segmentos da sociedade.

Texto Célio Alicio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA