Reunião da Associação das Escolas Famílias do Amapá - RAEFAP



Na manhã dessa quarta feira (18), os representantes das escolas famílias do Amapá se reuniram no Centro Diocesano de Macapá, onde foram debatidos os seguintes assuntos: pagamentos dos salários dos funcionários; pagamentos das parcelas do termo de fomento 2017; GE/SEED/RAEFAP; termino do ano letivo de 2017; Futuro das escolas Famílias do Amapá; termo do fomento de 2016. Estiveram presentes; EFAS de Pacuí, Perimetral Norte, Carvão, Maracá, Cedro, Macacoari.

As escolas Surgidas em meados da década de 1930 na França, as Casas Familiares Rurais são a base e o marco da metodologia de ensino e aprendizagem hoje adotado por inúmeros modelos de ensino espalhados pelo mundo, em especial em países da Europa, África e América do Sul cujo número de propriedades agrícolas familiares e/ou de subsistência sejam relevantes.

O Estado do Amapá possui, atualmente, cinco escolas famílias agrícolas/agroextrativistas. No município de Macapá encontra-se a Escola Família Agrícola do Pacuí, no município de Pedra Branca do Amaparí a Escola Família Agrícola da Perimetral Norte, no município de Mazagão a Escola Família Agroextrativista do Carvão e a Escola Agroextrativista do Maracá e no município de Tartarugalzinho a Escola Família Agroextrativista do Cedro. As escolas atendem a um total de oitocentos e dezenove alunos de mais de quinhentas famílias espalhadas por mais de cento e quarenta comunidades nos dezesseis municípios do Amapá e incluindo algumas regiões do Pará.
fonte http://gvpesquisa.fgv.br


A reunião que foi considerada pelos participantes como uma assembleia geral, teve o seu inicio com os relatos dos respectivos representantes, que com exceção das escolas de Macacori; que tem como parceiro uma empresa americana de nome não revelado pelo presidente Ademílson e a escola de Pacui as outras, estão a um ponto de fecharem as portas, como é o caso da escola do Cedro que está com suas atividades paradas.

Após os relatos, os participantes resumiram que “hoje” o projeto das escolas famílias, estão desamparadas e precisam de apoio para que essas questões, cheguem ao conhecimento público. ficou acordado que os representantes vão em busca de apoio para que esse projeto do estado não acabe.

PALAVRAS CHAVES: Interação Família-Escola; Família; Ensino-aprendizagem.

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