Reunião da Associação das Escolas Famílias do Amapá - RAEFAP
Na
manhã dessa quarta feira (18), os representantes das escolas
famílias do Amapá se reuniram no Centro Diocesano de Macapá, onde
foram debatidos os seguintes assuntos: pagamentos dos salários dos
funcionários; pagamentos das parcelas do termo de fomento 2017;
GE/SEED/RAEFAP; termino do ano letivo de 2017; Futuro das escolas
Famílias do Amapá; termo do fomento de 2016. Estiveram presentes;
EFAS de Pacuí, Perimetral Norte, Carvão, Maracá, Cedro, Macacoari.
As
escolas Surgidas em meados da década de 1930 na França, as Casas
Familiares Rurais são a base e o marco da metodologia de ensino e
aprendizagem hoje adotado por inúmeros modelos de ensino espalhados
pelo mundo, em especial em países da Europa, África e América do
Sul cujo número de propriedades agrícolas familiares e/ou de
subsistência sejam relevantes.
O
Estado do Amapá possui, atualmente, cinco escolas famílias
agrícolas/agroextrativistas. No município de Macapá encontra-se a
Escola Família Agrícola do Pacuí, no município de Pedra Branca do
Amaparí a Escola Família Agrícola da Perimetral Norte, no
município de Mazagão a Escola Família Agroextrativista do Carvão
e a Escola Agroextrativista do Maracá e no município de
Tartarugalzinho a Escola Família Agroextrativista do Cedro. As
escolas atendem a um total de oitocentos e dezenove alunos de mais
de quinhentas famílias espalhadas por mais de cento e quarenta
comunidades nos dezesseis municípios do Amapá e incluindo algumas
regiões do Pará.
fonte
http://gvpesquisa.fgv.br
A
reunião que foi considerada pelos participantes como uma assembleia
geral, teve o seu inicio com os relatos dos respectivos
representantes, que com exceção das escolas de Macacori; que tem
como parceiro uma empresa americana de nome não revelado pelo
presidente Ademílson e a escola de Pacui as outras, estão a um
ponto de fecharem as portas, como é o caso da escola do Cedro que
está com suas atividades paradas.
Após
os relatos, os participantes resumiram que “hoje” o projeto das
escolas famílias, estão desamparadas e precisam de apoio para que
essas questões, cheguem ao conhecimento público. ficou acordado que
os representantes vão em busca de apoio para que esse projeto do
estado não acabe.
PALAVRAS
CHAVES:
Interação Família-Escola;
Família;
Ensino-aprendizagem.
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