O CD de marabaixo ta prontinho





Somente quando a tradição se reinventa ela pode perdurar e a memória tem um papel fundamental nesse processo de reafirmação identitária (Hbsbawm), isso mesmo instintivamente é realizado diariamente na cultura do marabaixo do extremo Norte, as saias floridas, as indumentarias com produção impecáveis, a apresentação do grupo é sempre marcante,  isso se deve a grande irreverencia do Professor Athur Mendes, o primeiro a introduzir violão, baixo, e outros instrumentos na musicalidade do marabaixo, o grupo da Campina Grande ele juntamente com a sua esposa Cristina Almeida, iniciaram um grupo de marabaixo que de forma impecável se apresentavam, juntando todos os elementos do marabaixo já numa forma aperfeiçoada, e vale fazer esse registro que a Deputada Cristina Almeida é a grande incentivadora da gravação desse CD .

Quanto ao canto (ladrões do marabaixo), tem os artistas com características próprias: Naira Sena – o canto tradicional na sua pura essência; toda vez que a esculto lembro de quando moleque via naquelas rodas da Macapá antiga, uma legitima representante do marabaixo laguinense.

Valdinete a legitima representante do marabaixo da favela, Danny Pancadão do Igarapé do Lago, Gunga de Mazagão, Ronaldo da campina Grande, entre outros fizeram bonito. Fábio Sacaca, Alan, Wendell, Cris Pereira (uma revelação do Ambêr), esses personificam todas a reafirmações dessa cultura. 

E através do empenho de Carlos Pirú, Nonato Soledade e Élvis, concluíram depois de quase um mês a gravação do segundo CD de Marabaixo Tradicional que juntou todas essas feras entre outras que estarão lançando no MARABAISHOW /no EQUINÓCIO da primavera nessa SEXTA NO MARCO ZERO do EQUADOR dia (22/09), que segundo o organizador será muito mais do que lançamento, pois estará fazendo pano de fundo  Comidas Tipicas e Gengibirra inicio as 18hs.

Um Cd cheio de significado, novas músicas (ladrões do marabaixo), novas vozes, e o encarte da capa feita por um legitimo artista plástico quilombola o Rosinaldo M. Silva Silva, uma iniciativa louvável na manutenção dessa manifestação. Vale apena conferir esse trabalho as próprias musicas falam por si só.

Palavra chaves: marabaixo, cultura, Amapá, norte, musica, ancestralidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA