Yasuke o samurai Negro.

Yasuke

Yasuke, arte de Kenneth Trotter.


Yasuke, (apresentado como 弥助 ou 弥介, 彌助 ou 彌介 em diferentes fontes.(c. 1555/6-?) foi um negro (africano ou de origem africana) que, de acordo com algumas fontes, se tornou um samurai no Japão, tendo servido ao daimyo Oda Nobunaga. O nome "Yasuke" foi-lhe concedido por Nobunaga, apesar do porquê e quando não ser claro. O seu nome original não está registado em nenhuma fonte, não sendo claro se Yasuke é um nome Japonês com base no seu nome original, ou se é um nome totalmente novo e concedido pelo seu senhor.

Pouco se sabe sobre sua vida, e a principal fonte para a sua história no Japão foi escrita pelo missionário jesuíta Luís Fróis.

De acordo com a Histoire Ecclesiastique Des Isles Et Royaumes Du Japon, escrito por François Solier da Sociedade de Jesus em 1627, Yasuke era um muçulmano nascido em Moçambique. Soleir escreveu sobre Yasuke muitos anos depois dos acontecimentos, podendo a história ser baseada em suposições, não havendo sobreviventes ou referências comprovadas que possam sustentar as afirmações. Por isso, embora não haja nenhuma evidência, também é possível que ele tenha vindo de Portugal, Angola ou Etiópia, assim como poderia também ter sido originalmente um africano mercenário a serviço de um indiano soberano, sendo que existiam muitos por estes tempos.

Yasuke chegou ao Japão em 1579 como o servo do Jesuíta italiano Alessandro Valignano, que tinha sido nomeado o Visitante (inspector) das missões Jesuíticas nas Índias, o que significa a África Oriental; Sul e Leste da Ásia. Ele acompanhou Valignano quando este veio para a capital em Março de 1581 e causou alguma agitação. Num evento, várias pessoas foram esmagadas até a morte, enquanto tentavam ver Yasuke, tento os Jesuítas temido que a sua igreja fosse afectada, mas conseguiram evitar o desastre.

É provável que Yasuke comunicasse em lingua japonesa de forma aceitável, talvez devido aos esforços de Valignano para garantir que os seus missionários se adaptassem melhor à cultura local,pois Nobunaga gostava de falar com Yasuke (não há nenhuma indicação de que Nobunaga falasse português e é improvável que Yasuke tenha sido capaz de comunicar em chinês clássico, a língua franca oriental da época). Ele parece ter-se tornado muito próximo, e foi, talvez, o único "guerreiro" não Japonês que Nobunaga tinha na sua comitiva, o que poderia explicar o seu rápido crescimento em estatuto e classe social. Terá assim sido por esta altura, que segundo fontes, Yasuke ter-se-á tornado Samurai.

Fonte: https://pt.wikipedia.org
pesquisado por João Ataíde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA