No Rio de Janeiro, evento de Capoeira Angola promove debate sobre igualdade de gênero

No Rio de Janeiro, evento de Capoeira Angola promove debate sobre igualdade de gênero

 

Quais os principais desafios para uma mulher dentro da Capoeira? Como  combater o machismo que se manifesta nesta arte e luta que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade? Essas perguntas têm sido cada vez mais frequentes  para muitas mulheres praticantes da Capoeira que sentem também o peso da opressão social e do sexismo nos seus espaços de treino.
A necessidade de um debate mais aprofundado sobre igualdade de gênero e racismo   fez com que o grupo de Capoeira Angola Marrom e Alunos, a partir da iniciativa da Contra Mestra Tatiana Brandão,  idealizasse o evento  Saberes: Capoeira Angola, Mulher e Resistência.  
O encontro é voltado para uma perspectiva de gênero e dialoga com outros movimentos feministas de Capoeira Angola que já ocorrem na Bahia e em São Paulo. À Pulsar Brasil, a Contra Mestra Tatiana destacou que  o evento amplia o debate sobre discriminação sexual e promove o protagonismo da mulher capoeirista.
O encontro Saberes: Capoeira Angola, Mulher e Resistência começa nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro  com uma aula e roda de conversa, com a fundadora do Grupo Nzinga de Capoeira Angola e uma das principais referências sobre feminismo no Brasil, Mestra Janja. No sábado e domingo as atividades serão realizadas em Petrópolis, região serrana do estado.
Ao longo dos três dias de evento, os participantes poderão também conhecer mais sobre o universo da cultura afro-brasileira com a educadora e treinel do grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo, Ludmila Almeida e saber mais sobre os mecanismos legais  de combate à violência contra a mulher.
As inscrições para o evento ainda estão abertas. Às vésperas do encontro, o valor para participar dos três dias de atividades é de 100 reais, incluindo alojamento e alimentação.  A organização informou que estão sendo aceitas inscrições para um dia de evento, o custo é de 60 reais.  A programação completa do Saberes: Capoeira Angola, Mulher e Resistência e os detalhes sobre como participar  estão disponíveis aqui. (pulsar)

fonte http://brasil.agenciapulsar.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA