Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan Acervo Iphan
O Mestrado Profissional em Preservação do
Patrimônio Cultural do Iphan decorre da experiência positiva do Programa
de Especialização em Patrimônio (PEP), que se dedicava à formação
interdisciplinar de profissionais graduados em diversas áreas de
conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio
cultural.
O PEP foi implantado pelo Iphan, em 2004, com a
cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a
Ciência e a Cultura (Unesco) e o acompanhamento da Agência Brasileira de
Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC/MRE). O Mestrado
Profissional foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2010, e as primeiras bancas para
defesa das dissertações ocorreram em setembro de 2012.
A proposta pedagógica do mestrado, seguindo os
moldes do PEP, associa as práticas de preservação nas unidades do Iphan,
distribuídas em todo território nacional, ao aprendizado
teórico-metodológico e à pesquisa. Os alunos participam do
desenvolvimento de trabalhos da instituição relativos à sua missão e
atribuições legais e contam com a supervisão de técnicos do Iphan, que
acompanham o desenvolvimento das práticas profissionais e o
desenvolvimento da dissertação de conclusão do mestrado.
O formato do PEP é descentralizado à semelhança
da estrutura do Iphan. As diversas unidades da instituição
(superintendências estaduais, escritórios técnicos, unidades especiais e
departamentos da área central) podem oferecer vagas, descrevendo as
áreas de formação do aluno e principais atividades de natureza prática
nas quais ele irá se integrar. Diante do formato descentralizado, são
definidas atividades que buscam integrar seus participantes e
possibilitar a produção de conhecimento local e a troca de experiências
por meio de encontros periódicos dos alunos.
Pretende-se, portanto, que as atividades
possibilitem ao aluno compreender a complexidade e a diversidade das
práticas da preservação do patrimônio cultural, apropriando-se de
conceitos, noções e técnicas que lhes deem autonomia para o exercício de
uma reflexão crítica e construção de um objeto de pesquisa que
resultará na dissertação de final do curso.
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