Início dos preparativos para Festa de São Joaquim do curiau.




Inicio dos preparativos para Festa de São Joaquim do curiau.
A comunidade quilombo do Curiau, distante da capital Macapá cerca de 12 quilômetros, será senário de mais um ano, da festa tradicional de São Joaquim, padroeiro da comunidade. A festa de São Joaquim é considerada uma das maiores festas de “preto” do estado do Amapá, que faz parte do calendário das festas tradicionais do estado, uma festa secular que evidência a luta da comunidade entorno da fé.

Foi assim entono da mesa que a comunidade de curiau, definiu a festa de são Joaquim 2017, padroeiro do lugar. A festa de São joaquim, uma festa secular que evidência a luta da comunidade entorno da fé.

A reunião aconteceu na tarde de sexta feira dia 07/07, no curiau de fora, com representantes das famílias: Ramos, Nascimento da Silva, Picanço, entre outras que fazem a comunidade, muitas coisas foram definidas e a programação vai ser rica em atividades para agradar aos visitantes. Serão nos moldes tradicional : novenas, ladainhas, almoço, jantar, batuques e homenagens as pessoalidades curiauense.

As novidades serão muitas, como um lançamento de um CD, de batuque com as principais “bandaias” (como é chamada a musica do batuque em curiau), que fazem as rodas girarem sem parar, até o romper da “aurora”, oficinas de percussão, tranças afro, maquiagem, rodas de conversas, exposições, e um concurso da Beleza Quilombola, que vai dar o que falar, isso é um pouco do que a festa reserva,assim dessa forma, as pessoas visitantes vão se familiarizar com a cultura do tambor, ressaltou Carlos Piru, que esse ano ajuda na organização.

O que tá dando gosto de ver, são as novas lideranças se integrando e tomando gosto pela cultura, como Orivaldino, filho de Orivaldo, Ísis Tatiane de mãe Venina, Geovana Ramos do grupo filhos do criau, Ismael (Biluquidis) neto de dona Chiquinha, que de forma serena e positiva, estão chamado todos entorno do dialogo constante. Ficou definido a data de 09 a 19 de agosto, vamos acompanhar e registrar o passo a passo de cada atividade.

Palavras Chaves: Cultura. Comunidades Tradicionais. Direito étnico. Ação afirmativa.

Comentários

  1. Muito bom mesmo que a comunidade está com novas alternativas para os festejos do nosso padroeiro e assim incentivado a nossa cultura .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA