Exposição inédita celebra três décadas de carreira dos Racionais MC's

São Paulo

Exposição inédita celebra três décadas de carreira dos Racionais MC's

Evento, em São Paulo, traz fotos, vídeos, objetos, instrumentos musicais e outros ítens de acervos do maior grupo brasileiro de rap
por Redação RBA publicado 31/05/2017 12h57
racionais mcs.jpg
'Racionais MC’s: Três Décadas de História' reconta a união de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay

Klaus Mitteldorf
São Paulo – Próximo de completar seu trigésimo ano de fundação, o grupo Racionais MC's é tema de uma exposição inédita sobre sua carreira, no Red Bull Station,  no centro de São Paulo. Com show, palestra, workshop e a exibição de 500 itens exclusivos, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay recontarão parte da história do maior grupo do rap nacional na mostra Racionais MC’s: Três Décadas de História, que abre para o público  na sexta-feira (2).
O evento da Red Bull Music Academy Festival São Paulo traz vídeos e fotos inéditas – grande parte do fotógrafo alemão Klaus Mitteldorf –, além de materiais cenográficos usados nos shows, instrumentos e equipamentos musicais, como o primeiro mixer de KL Jay, e até móveis da casa do Mano Brown. "Tem até troféus e objetos de fãs enviados para ele. Durante 20 anos o Brown recebeu livros de um livreiro, por exemplo, e vamos expor esses materiais", conta Fernando Velázquez, curador e diretor artístico do Red Bull Station.
Outro objeto raro que estará na exposição, dividida em dois andares, é o quadro usado por Brown para compor letras do grupo, como Diário de Um Detento e Capitulo 4 Versículo 3. Na parte de trás do quadro, chama atenção as duas paixões do cantor: o escudo do Santos Futebol Clube e um coração vermelho com um "Eliane", nome da mulher de Brown, responsável pela produtora Boogie Naipe.
A exposição fica aberta até o dia 10 de junho, de terça a sexta, das 11h às 20h; e sábados, das 11h às 19h.

Klaus Mitteldorf racionais exposição.jpg
Foto feita em 2001, no Capão Redondo, para a divulgação do álbum Racionais MC's - Ao Vivo', que saiu no mesmo ano
Fernando conta que através do disco Sobrevivendo no Inferno (1997), que completa 20 anos nas ruas, é possível contar parte da história da cidade de São Paulo também. "Em 1997, houve uma crítica da Folha de S.Paulo que dizia que esse disco do Racionais era o álbum mais violento do Brasil. Em um dos vídeos inéditos que vamos apresentar, o Brown fala sobre isso e diz que vem de uma cidade que já teve o título de mais violenta do mundo. É contar um lado da história por pessoas que não tinham voz, só tinham essa voz através dos Racionais", afirma.
O evento também terá um worskshop de produção musical com KL Jay e seu filho, DJ Will. Eles mostrarão como músicas do Racionais foram sampleadas e de onde vieram as inspirações para as criações. O workshop será na segunda-feira (5), às 16h, com entrada gratuita no Red Bull Station, localizado na Praça da Bandeira, 137.
Uma palestra com os integrantes do Racionais MC's também está prevista para o dia 5. Mediada pelo jornalista André Caramante, da Ponte Jornalismo, os quatro integrantes do grupo falarão sobre a trajetória da banda, a partir das 19h, no mesmo local.
Na terça-feira (6), o ponto alto da programação: o show Racionais MC's: 3 Décadas de História - RBMA SP, às 21h, na Áudio Club, localizada na Barra Funda, zona oeste da capital. O ingresso custa R$ 60.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA