MESTRE BIMBINHA, 37 ANOS DEDICADOS A CAPOEIRA NO AMAPÁ

ROBERTO GOMES CAMPOS

Mestre Bimbinha
Nascido em 1962, filho de Leonardo Campos e Maria de Nazaré Gomes, foi criado no bairro do Trem, na Av. 13 de Setembro, 740. Sua infância no meio a discriminação; por serem a única família de negros da redondeza, onde a maioria era de brancos, dessa forma aos 16 anos, o levou a procurar uma arte marcial para se proteger das agressões cotidianas e rotineira a que era submetido. O ano de 1980, ele procurou a Academia de Artes Marciais na avenida Ataíde Teive, academia Ozelio Silva, sua vontade inicial era o Karatê, pois havia assistido um filme no cinema de Macapá, cenas de um jovem baixinho e magrelo que resolvia tudo na base da arte da luta. 


Mestre Grilo e Bimbinha
 Quando chegou, tinha a mesmas características do astro Bruce Lee, e o mestre viu que por ser baixinho e magro, não teria muito futuro, foi então que lhe foi apresentado a nobre arte da capoeira “ nunca tinha visto um berimbau ate aquele momento”, o seu primeiro mestre de capoeira foi o mestre Grilo, e a partir daquele momento, passou a se chamar de mestre BIMBINHA, os ensinamentos da capoeira lhes deram uma atitude para a vida e integrou o primeiro grupo de capoeira do Amapá, GRUPO DE CAPOEIRA BEZERRA, a capoeira Regional Foi trazida ao Amapá por Humberto da Bahia de Alagoinhas, mestre Bezerra foi quem fez o primeiro batizado de capoeira em Macapá, o evento foi realizado no ginásio Avertino Ramos, mestre Bezerra era de Belém do Pará.






RODA DE CAPOEIRA BEZERRA
 
Em 1997 foi graduado a mestre por mestre Grilo, ele fez parte do primeiro grupo de capoeira do Amapá, grupo de capoeira Bezerra. 
Bimbinha como soldado do exercito 
 Em 1982, Bimbinha serviu o batalhão especial de fronteira, sempre envolvido da pratica da arte, foi um brilhante soldado e, o aprendizado adquirido no ambiente da capoeira lhe fez passar pela disciplina militar com honras e méritos, quando saiu do exercito, desempenhou outras funções, trabalhou na companhia de abastecimento de Macapá (CAESA), e sempre vislumbrava, um dia poder viver daquilo que tanto se empenhava a aprender, aperfeiçoando a cada dia e aprimorando a capoeira  . 

Bimbinha e o seu primeiro aluno



No ano de 1997, criou o grupo de capoeira BIMBINHA, quando chegou no bairro do Jardim Felicidade, visualizou um cenário onde a juventude vivia na vulnerabilidade social, e viu que o seu filho, estava exposto a isso tudo, num espaço pequeno, passou a ensinar o seu filho, que foi o seu primeiro aluno dai em diante, o espaço foi tomado pelos jovens que ganhavam uma ocupação, forma pedagógica própria capoeira a serviço da educação cidadã. 


 A sua esposa Shirley Cristina Pereira de Almeida é a sua grande companheira no desempenho das atividades no centro mestre Bimbinha a qual já é sua esposa a 28 anos, a capoeira de BIMBINHA, não ensina só a arte da capoeira, ensina ao jovem a cidadania. 


Os 37 anos dedicados a capoeira, teve o seu resultado no ano de 2017, com a vitória conseguida pelo o seu primeiro aluno e filho que hoje é contra mestre, conhecido como mestre ROLISSO, ficou em oitavo lugar num campeonato mundial chamado Red Bull Paranauê, sua capoeira hoje é reconhecida dentro e fora do Brasil.

O Red Bull Paranauê é um evento que quer achar o capoeirista mais completo do mundo, aquele capaz de jogar e passear pelos principais segmentos de capoeira. Hoje conhecemos três principais estilos direcionados por grandes mestres: Angola, Regional e Contemporânea. Milhares de capoeiristas ao redor do mundo se especializaram em cada estilo, Rolisso representou muito bem o estilo ensinado pelo pai, Capoeira Regional do Amapá.









Contra Mestre ROLISSO

 “a capoeira é a minha única profissão que eu me identifiquei para sobreviver, vivo dela e para ela”





Palavras chaves: Mestre Bimbinha, capoeira, Macapá, Amapá, Brasil.

Comentários

  1. Parabéns ao meu amigo Ataíde pelo conteúdo do material e reconhecimento do trablaho de quase 4 décadas deste guerreiro Mestre Bimbinha. conheço seu trabalho, sua família e o legado da capoeira que tem deixado ao longo dos anos na zona norte dá nossa cidade!
    Parabéns! Salve!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA