IGARAPÉ DO LAGO




VILA DE IGARAPÉ DO LAGO

    Comunidade Certificada pela Fundação Palmares em 08/06/2011, código do IBGE 1600600, é tida como distrito de Santana, fica localizada na BR 156 sentido laranjal do Jarí,sua atividade de subsistência é Agricultura e Pesca tem como presidente da associação de moradores do distrito de Igarapé do Lago, e sua principal o senhor Anderson Moraes da Cruz. Uma comunidade dividida entre evangélicos e católicos que tem uma igreja centenária a igreja Nossa senhora Mãe de Deus.
     


O calendário religioso

                                     janeiro - São Benedito.

                                     fevereiro - Divino espírito Santo.

                                     junho/julho - Nossa Senhora da Piedade.

                                     Novembro - Nossa Senhora da Conceição.

                                     Dezembro - São Tomé.

VILA DE IGARAPÉ DO LAGO
  
         Tem uma escola Estadual que oferece o ensino modular, onde a comunidade reclama dessa modalidade, pois muitos dos jovens que vão estudar na cidade, não conseguem lê nem escrever, não conseguindo acompanhar o ritmo da cidade e muitos retornam sem da consequência nos estudos, os moradores reivindicam pelo ensino regular,  -, na escola Municipal, os problemas não são diferentes, ambas precisam de uma reforma, um posto de Saúde, Posto policial, (que atua sem viatura), energia 24 horas, sistema de água oferecido pela CAESA; Vale uma observação, todos os serviços oferecidos pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Santana, funcionam com muita deficiência, ocasionando transtorno diários pela comunidade, e um cemitério, onde estão sepultado os primeiros moradores da comunidade.

 ASSEMBLEIA DE DEUS
Reivindicações:

  • Requerer a SEED, reforma na escola estadual, bem como visita técnica pois os relatos apontam que os alunos passam de série sem saber ler. 
  • Requere a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santana Reforma e ampliação da escola. 
  • Requerer a Secretaria Estadual de Agricultura- SDR, informações sobre investimentos previstos pra 2017 na produção agrícola da comunidade quilombola de Igarapé do lago. 
  • Requerer a CEA, que encaminhe uma equipe de funcionários da área comercial para realizar o cadastro rural, no Distrito de Igarapé do lago, priorizando os beneficiários das cinquenta unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural- PNHR. 
  • Requerer a FUNASA, serviço de perfuração e instalação de poços artesianos, na Comunidade Quilombola de Igarapé do lago, priorizando os beneficiários das quinze unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural- PNHR.
    Hoje, segundo o presidente da associação, residem cerca de 250 moradores, sendo que existem muitas casas fechadas que serve como refugio de Final de semana.
    Sua origem se deve a descendentes de escravos de uma fazendeira que tinha criação na região, e outros vindos de Mazagão, dessa forma, se constituiu ao longo do tempo, caracterizada na sua ancestralidade de aspecto quilombola, as festas tradicionais são realizadas as ladainhas e ritmadas pelo marabaixo
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA