A BANDAIA DO CRIAÚ E SEUS COMPOSITORES




Falando de Bandaia 

Se para o marabaixo a musica, que dita a rítmica com o entoa da caixa é o “ladrão”, para o batuque a musica chama-se “bandaia”. Os tocadores no amasso no contraponto com macaquito e os pandeiros, muna perfeita sintonia, ao centro tem cantador. No batuque do Criaú, tem os cantadores e cantadeira que não podem faltar: Dona Joaquina, Creuza Miranda, Dona Zefa, Chuteira, Mané Caldo, Tio Chico, entre outros. As “bandaias” geralmente retrata um fato do dia a dia, no entanto, pouco se fala dos compositores dessas obras, muitas dessas bandaias, são verdadeiros clássicos das rodas de batuque, tais como:


  • São Joaquim esta na terra, com amor e alegria,
nós vamos louvar o vosso sagrado dia. essa não pode faltar, no inicio de cada festa de batuque ela não pode faltar.

  • Areia, areia do mar, areia - tem como compositor o senhor Louriano Ramos,

  • Carambola, galo já cantou carambola – velho Marinho; quando essa bandaia toca, o salão, parece entrar em transe,a ligação direta com a ancestralidade, a voz dessa bandaia é a de Creuza Miranda, Dona Zefa e outros que me faltam o nome.

  • Garrafa de licor dondom – Chuteira
      na mesa ficou dondom,

  • Sendo que nesse meio, teve dona Sebastiana do Rosário, que tirava uma bandaia presa ao sentimento maternal, uma das quais eu conheço –


Eu me pus a imaginar,
eu pusera a considerar ,
que a estrada do jenipapo
era estrada de se duvidar
Eu fui criada sem mãe,
no seio da minha vó,
naquela mata perdida,
eu perdi a minha vó.
Sobre tudo, fica aqui o registro de, grandes cantadores e compositores de bandaias do batuque do criau.

 "todo respeito aos compositores e cantadores de nossas bandaias"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA