O batuque do dia 1 de cada ano no Criaú/Curiaú


O batuque do dia 1 de cada ano no Criaú/Curiaú


                   Os primeiros negros que aportaram em solo tucujus serviram de pilares e matrizes do povo Amapaense. E exerceram direitos sobre a terra em que vivem. Com o passar do tempo, a força do capitalismo vem acabando com a sua principal essência: à cultura e orgulho negro. O resgate da alta estima, só é possível, com o fortalecimento e resgate da sua história.




batuque de 2014

                De longe; por sobre as árvores do criau. avista-se as torres e prédios, chegando cada vez mais e, de forma assustadora invadindo pastos e campos. são muitos os moradores antigos que adquirem nostalgia e saudosismo, e morrem por paradas cardíacas, tudo como seus ancestrais que dançavam para espantar a dor do banzo; que nada mais é do que a depressão.
Ainda hoje, 128 anos da abolição da escravatura, o negro ainda é aprisionado pela indiferença e o descaso.


          
            Com o crescimento populacional desenfreado, o capitalismo atingi um dos primeiros pontos de resistência negra do extremo norte; onde gradativamente os costumes e tradições estão sucumbindo, proibidos de pescar e de cultivar o roçado, o único meio de sobrevivência é o comercio comum e muitos se dirigem a cidade para tirar o seu sustento.

             O “criaú” foi certificado e titulado quilombo, o respeito à hierarquia.
Quando os caminhos para o “criaú” transformaram-se em uma estrada que cotou o quilombo, foi promovida uma espécie de “torre de babel”. O batuque, marabaixo, as ladainhas e festanças dos santos, tiveram uma concorrência desleal, pois os jovens desprestigiaram por conta de toda uma invasão de som eletrônico, proselitismo, alcoolismo, uma serie de “externos convenientes”, e os velhos, sem forças para manterem a cultura do criaú só se lamentavam que isso estivesse acontecendo.

              Acontece que na vida do negro, tudo é transmitido de forma oral e intuitiva, a musicalidade é coisa natural, assim de forma natural, essa historia vem ganhando outro rumo. viva a resistência!!! pelo menos a 10 anos eles (jovens) viram que a única salvação de não serem engolidos pelo avanço da cidade é fortalecer a sua cultura. Como eu havia falado, há 10 anos esses jovens que estão nas fotos num dia 1ª de janeiro de cada ano, como de costume reuniam-se para comentar o ano que passou e planejar o ano novo, tudo monótono a bebedeira ficava sem precedentes, ou seja, nada é por acaso. Então Elielton césar, Renato, Zé Maria, Geovana, Rosana, e já vou parando por ai para não ser injusto, propuseram:


- já que não tem nada para fazer, vamos fazer um batuque. Pegaram os tambores, acenderam a fogueira para aquecê-lo; “o fogo sempre vem antes do batuque”, e como uma brincadeira, ficaram rindo e cantando. 10 anos depois o batuque virou festa é um momento de confraternização de todo o criaú, tanto o de fora quanto o debaixo, e vale a pena ver a alegria dos jovens recebendo os senhores e senhoras, as fotos falam por si. Esse ato promoveu uma revolução dentro do criaú.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA