A FESTA DE SÃO JOAQUIM


A festa de São Joaquim do Criaú.

São Joaquim esta na terra 
com prazer e alegria
nós vamos louvar
o vosso sagrado dia...
batuque de são Joaquim 2017


Essa é a primeira "Bandaia" a se tocar numa roda de batuque; Bandaia é como se chama a musica ritmada pelos tambores e pandeiros do batuque de São Joaquim do Criau. Vale uma justificativa, quanto ao nome da vila, quando me embrenhei pelos campos da vila, ouvia o Tio Anduda, dona Jovina, chamavam de "CRIAU"; meu pai Joaquim Nascimento da Silva, filho legitimo da vila de criau de baixo.


Fui a fundo, vivo ate hoje na busca de entendimento da cultura de nossa gente. Enfim, Tendo o nome se originado dos termos CRIA (de CRIAR) e MÚ (DE GADO, BOI), convergindo o vocábulo para CRIA-MÚ assim, a maioria ainda chama de CRIAÚ, conta-se na vila, que uma professora, vinda da cidade, passou a lecionar na vila e achou que o nome criaú estava errada e dizia aos alunos que o nome certo era curiaú, a mesma, escrevia em documentos oficiais exatamente o vocábulo curiaú; mostrando o processo de aculturação a que a vila foi submetido.


Falando de festa de São Joaquim que acontece sempre no mês de agosto, entre os dias 09 a 18; isso varia muito, é uma mistica que envolve, a responsabilidade de mobilizar, articular, e especificamente receber as outras comunidades; na organização da festa as tarefas se dividem entre homens e mulheres, as mulheres tomam conta da cozinha, sendo que quem prepara a carne para o cozido, que será servido, fica aos cuidado dos homens.


A maioria dos bois que são oferecidos, são doações de promessa. Ao final das tarefas dos grupos, passam a fazer os preparativos para o batuque. As mulheres passam a se arrumar, vestidos florados, estampas chamativas, chegam no barracão, enquanto os homens, acedem a fogueira que ficará acesa a noite toda, essa vai servi para aquecer os tambores; os mantendo afinados e aquecidos ate o romper da aurora - o batuque fica animado, movido por gengibirra, e muita animação.
Grupo filhos do criau 2017


Segundo o jornalista Helio Pernafort, a origem dos festejos de São Joaquim, diz que alguns negros, não suportando o trabalho forçado nas fazendas do nordeste, fugiram e chegaram em Macapá e foram recrutados para trabalhar na construção da fortaleza em meados dos seculos XVIII, muitos desses passaram pelos trabalho da construção da fortaleza, os negros que fugiram entraram em contato com os negros que já estavam, aonde hoje é a vila de criau, era uma fazendo do senhor MIRANDA, quando esse morreu os negros tomaram conta do lugar, a partir desse encontro, dos negros fugidos e negros amocambados, os mesmos eram todos cristãos e escolheram São Joaquim, pai de nossa senhora, como padroeiro do lugar. sendo os festejos de São Joaquim, uma das mais antigas festas da comunidade negra no Amapá.

viva são Joaquim

São Joaquim esta na terra 
com prazer e alegria
nós vamos louvar
o vosso sagrado dia...
   
Palavras-chave: Festas Cultura Negra,São Joaquim do Criaú, Amapá,Reelaboração Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA