O Marabaixo é Cultura ou folclore?



          Já venho a algum tempo me questionando. O marabaixo é uma cultura ou um folclore?

               Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.





              A palavra tem origem no inglês, em que "folklore” significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento). O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações. O folclore é o produto da cultura de um país e por isso cada país tem elementos únicos de folclore. O folclore japonês, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, conhecidas como Yokai ou Youkai (aparições misteriosas).

              A UNESCO é uma organização internacional que tenta salvaguardar o patrimônio cultural e sensibilizar o povo para a importância da herança folclórica e necessidade de preservação da cultura popular. Em sentido figurado, a palavra "folclore" é usada com o significado pejorativo de "mentira", "invenção", designando algo fantasioso. Também se refere a determinadas características pitorescas relacionadas com uma pessoa, um acontecimento, um lugar, etc. Por exemplo: folclore político. Cultura Popular Quando se desenvolveu o conceito de cultura para o comportamento humano, no século XVIII, houve uma grande diferenciação entre cultura erudita e cultura popular. Ainda hoje podemos ver isso, quando tratamos, por exemplo, de música: existe a música clássica, composta pelos grandes compositores, e a música popular, feita para a grande população. A cultura popular, atualmente, pode ser dividida em vertentes totalmente separadas. Se por um lado temos o que chamamos de música popular, de arte popular, de artesanato, de danças populares, estamos nos referindo ao que costumeiramente vemos em shows, cinema, televisão, teatro, bailes etc. Mas também podemos nos referir à cultura popular como folclore (do inglês “folk”, que significa povo, e “lore” que significa conhecimento), ou seja, o conhecimento do povo.

           E o folclore, como cultura popular vai tratar dos mitos, lendas e costumes de um povo, desde suas raízes, muitas vezes havendo aí fatos e ideias que já não têm mais validade, como é o caso do Saci Pererê em nossa cultura, ou como nossas quermesses, que já não são mais costumeiras, servindo apenas como temas das festas juninas, tão celebradas no passado e hoje restritas a um período de no máximo dois meses por ano, apenas para honrar a tradição.

  foto do programa Tambores no Meio do Mundo em 2013

              Utilizando-me de um breve e esclarecedor comentário de minha amiga antropóloga Joseline trindade, tento discutir uma nova mentalidade para a “cultura “do marabaixo: Cultura e Folclore são bem diferentes. O conceito de folclore remete a uma ideia de sobrevivência, algo que remanesceu muito usado pelo evolucionismo social.

        
           A antropologia vem discutindo quanto o conceito de Folclore ficou obsoleto, não consegue mais dar conta da complexidade que é o que antes se chamava folclore, e hoje estão falando mais de cultura popular. Tem uma vasta bibliografia sobre o tema. Por tanto nesse 16/06/2015 – reflitamos juntos, o marabaixo é folclore ou cultura? (João Ataíde ), temos de aprender, Marabaixo não é folclore é cultura.
 

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA